quarta-feira, 25 de novembro de 2015

"Que a luz do luar nos traga inspiração"

A montanha é alta, eu escalo com muita dedicação.








Quando olho para cima, encolho meus olhos com firmeza e solto meus gritos de guerra.













segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O universo de Naruto e seu Arquétipo

Naruto é um personagem fictício de um mangá/anime que tem bastante repercussão em todos os cantos, é um dos ápices da cultura oriental demonstrando sua potência até mesmo dentro de um "anime"(Desenho).O mais interessante é o fato de um ''simples'' anime,possuir uma carga tão intensa de conteúdo.

Eu diria que Naruto é para adultos.

Os japoneses tem mania de utilizar discursos retóricos em animes, filmes de terror e etc.. com aquela drama mais amaldiçoada possível mexendo com nosso psicológico de forma sobrenatural.Mas diferente de uma novelinha chocante, é como se fosse Franz Kafka no livro metamorfose.Os personagens de um anime podem ser tanto vilões quanto herois, e mudam de ideia e de lado de acordo com o contexto. Não existe vilão nem herói , diferente dos hq's.

Naruto tem diversas dramas dos personagens, na verdade a maioria dos personagens sofreram intensamente e na maioria das vezes foi na infância, levando-os a construírem suas personalidades e tendo importantes decisões e fortes convicções de suas crenças.







quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O Hierofante e o Pobre de espírito.

Allan Nagy

Hierofante

Eu sou um cara gente boa , bom guerreiro, bom amante e namorado, bom homem odiado.
Bom, uma pessoa bem importante, uma alma delirante.. bom, eu diria um verdadeiro Hierofante.


Sou tão hierofante, que só a própria carta de tarô poderia expressar o que sou rs..
É aquela velha aptidão às sensibilidades humanas.
Afinal, se você pudesse sentir o amor,meu caro leitor, não poderia cede-lo e querer que ele envolva os outros? 

tipo... um ciclo de amor nas pessoas, coisas objetos e animais?

Eu diria que sim!
































Se você pudesse sentir a dor dos outros, talvez não entenderia o por quê a realidade é tão sofrida.

Não entenderia os pequenos momentos de êxtase que podemos ter, daqueles momentos em que você daria seu braço, sua cabeça e alma para almejar. 


Até que todo seu corpo se dissipe como o eterno devir.


Até você se desgastar com a necessidade de suas lembranças.


Até descansar em paz sem esperanças.





domingo, 25 de outubro de 2015

Estruturas Pedagógicas



Todo o indivíduo passa por uma variedade educacional, seja em uma escola, na família ou em seu convívio social.Como um alicerce crucial para sua formação, as "estruturas pedagógicas" de nossa sociedade são bases para questões como o despreparo do mercado de trabalho, escassez de profissionais qualificados e até mesmo o respeito pelo próximo,valores de dignidade e virtudes que o "jeitinho brasileiro" vem nos desprovendo

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Navalha Na Carne o vicío entre Amor e Ódio



Uma peça de Plínio marcos censurada por 13 anos, Navalha na carne é uma obra polêmica que levanta questões de amor e ódio com proporções depuradas e sórdidas.
Começa numa relação de três personagens, Neusa Sueli uma prostituta experiente pela idade adiantada e aptidão a fervores masoquistas, Veludo um prostituto gay desenfreado e Vado um cafetão impulsivo e sádico.






domingo, 4 de outubro de 2015

Beleza americana Uma Parafernália Freudiana e Máscaras sociais


LESTER FANTASIANDO...

Beleza americana é um filme que satiriza os padrões normativos da sociedade. Lester,um personagem interpretado por Kevin Space tem um humor irônico sobre sua vida e família, relatando os fatos de seu cotidiano com apatia, e para melhorar as coisas, ele possui uma família rotineira o que tornam tudo mais exaustivo.




A própria família não consegue conviver mais, muito menos seguir seus princípios de “conceito família” que sempre tentavam priorizar.  Entretanto , Lester ainda possui um princípio interno de salvar seu convívio, principalmente com sua filha Jane. O fato é que ele havia  se prendido muito a seu trabalho, convívio, e sua esposa. Então o personagem começa a apresentar características hedonistas, e sua alma não queria pertencer a privatização de um ideal familiar.



Na apresentação de escola da Jane, Lester observa sua amiga Ângela, então as coisas mudam de rumo.



Apresentando uma  grande fantasia sexual com a garota, seu comportamento no âmbito familiar começa a mudar.

Algumas das características de Ângela o atraíram, por serem libertadoras e lascivas, mas ele fica iludido,não enxergando os defeitos de Ângela que muitas vezes estavam interligados as superficialidades e coisas rasas; como fama e destaque. 


Um dos motivos de Lester sentir tanta imaginação sexual com a jovem é a falta de sexo,  e as atitudes que Carolyn sua esposa desempenhava para piorar o relacionamento. Ela por outro lado é também ligada à superficialidades, com  uma pobreza de espírito que atende coisas materiais,títulos e estética resultando pouca afetividade com Lester, ele não procurava o refinado,cada vez mais perdia atração de sua esposa.

Jane a filha da família esta em uma fase muito intensa de construção da sua personalidade e atitudes, se sente muito confusa com todos os personagens de genes fortes envolvem, em principal, as brigas de casal dos seus pais. Então aparece Rich, um jovem ''rebeldemente discreto" a leva para seu universo.



Rich tem características de uma pessoa bem reflexiva e introspectiva, mas possui um olhar muito fitado que às vezes cria inflição de espaço nas pessoas. Seu “voyerismo” aparenta ser até doentio.


De um lado aparece Rich totalmente perverso e dramaturgo, progredindo uma relação com Jane, por outro, sua melhor amiga Ângela com seus discursos totalmente indecentes, voluptuosos, mas frívolos.


Em uma noite Rich encontra Lester, despertando um de seus  gatilhos. Eles tiveram muita diversão e boa conversa, lester se liberta de seus valores morais e entende a visão de Rich, uma versão do qual ele já tinha, mas não havia coragem de concretiza-la.


Rich também vive um conflito com seu pai Frank Fritz que tem um super ego muito elevado sendo a figura castradora dos desejos inconscientes de Rich, tornando ele em uma pessoa rebelde.

Em uma das cenas aparece a mãe de Rich totalmente oprimida. Entende-se que era conseqüências de toda violência de seu pai. Um dos fatores de Frank ser tão estimulado pela disciplina, ordem violência e instinto selvagem é a própria repressão interna pelo fato de gostar de homens (revelado no final do filme). Esta máscara de persona enrustida serviria como um mecanismo de defesa do ego para conseguir viver sem culpa. Produzindo o oposto, a violência e discursos autoritários.


Neste meio tempo Carolyn reencontra Buddy, um homem bem sucedido com sua nobreza e refinamento que a encantada. Sim, eles tem um caso.


No desfecho do filme, Lester finalmente se depara com Ângela, e consegue conquistar o objetivo de transar com ela. 
Quando começa o ato, Ângela revela sua verdadeira identidade, desconstruindo a máscara que atuava por procura de statusEla fica nervosa e comenta ser virgem,tudo que falava eram histórias para lhe dar credibilidade.

A partir deste momento acaba mudando o percurso da relação entre os dois, na verdade Lester passa a enxergá-la como filha. Ele no fundo tinha um Édipo não realizado com sua filha Jane, a relação de conflito com ela trazia ausência no seu papel de patriarca.


Sendo um Édipo oprimido, a situação inconsciente desta parafernália psicológica foi desencadeada de forma sólida, o que é difícil de acontecer. Os desejos incestuosos inconscientes foram trazidos à tona por Lester como um ato sexual, mas toda essa energia sexual se voltou para o sentido de cuidar dela como sua filha.

Spoiler Final ::::

Fritz acaba revelando sua opção sexual  à Lester, devido a um mal entendido, ele entendeu que lester tinha um caso com seu Filho@@@! Rich.


Oprimindo sua sexualidade a ponto de não deixar rastros, o final acaba com a morte de Lester . Eu acredito que Fritz tem atração por Lester ao acreditar que ele tinha relações com seu filho, seria uma fo0rma indireta de aproximar se de seu filho.

Conclusões ...

Carolyn utiliza muitos raciocínios retóricos sem embasamentos, dominada pela ignorância de seus valores morais. Já Lester tem discursos polêmicos, voltados para reflexão de uma forma satirizada, sendo lúdica e ao mesmo tempo a profunda.

O final de Carolyn é triste justamente por se sentir mal pela traição com seu marido, e outros diversos fatores resultados de seus valores normativos-sociais. 
Lester morre sem nenhum sentimento de culpa e nem preocupação relativo à sua esposa.


Todos o personagem tem características muito fortes, por esse fator, cada um abstrai os fatos da forma que os entende. Gerando confusao é conflito entre eles. O filme reflete uma crítica sobre os padrões estéticos e normativos da sociedade.

Beleza americana é um filme completo sem dúvidas, consegue distribuir os personagens não focando em um único, causando a impressão que todos são personagens são principais e importantes para toda composição do enredo. Uma dinâmica muito bem elaborada entre eles.

Contextualizando os conflitos em entendimentos simples e cômicos só que ao mesmo tempo, são ocultados por uma grande complexidade.

domingo, 20 de setembro de 2015

A velha Gata Ainda Mia

Regina Duarte quebra paradigmas de seus papéis já feitos, nunca foi como “A gata velha ainda mia”.

O filme explorou muito bem a atriz, criando um personagem antagonista muito complexo, sinistro e saudosista.

Gloria Polk é uma escritora muito credibilizada que apesar de ser famosa e respeitada entre pessoas cultas, tenta voltar a escrever seu livro após 17 anos em busca do reconhecimento e audiência ainda maior como antes em sua época de ouro.
Barbara paz interpretada por Carol sendo uma jornalista jovem que por ironia do destino, é casada com antigo esposo de Glória.