domingo, 16 de outubro de 2016

Antropologia 1. Diferenças culturais, porém chega de relativizar!.

A antropologia social tem como alicerce seu  "Relativismo Cultural", logicamente necessário.As culturas naturalmente se diferenciam de outras e se diferenciam inclusive do próprio observador que estuda  objeto cultural de determinado campo.(COUCHE).
Tanto para o antropólogo quanto para um indivíduo, é necessário a compreensão das diversidades obtendo assim o convívio quando incluso em uma esfera social.







 Alteridade Negativa

Alice ao seguir o coelho entra em um mundo diferente.
 Existe uma inversão de crenças e valores.
Segundo Laplantine o conceito de alteridade consiste em que; ao nos integrarmos em determinada cultura
criamos certa impressão que a maioria dos costumes,valores e crenças são de aspectos naturais, o que nos leva a diferenciar-se do outros. Dado este fator, é notavel que muitas vezes não existe uma verdade de valores simbólicos,produzidos racionalmente de forma subjetiva, mas sim uma espécie de influência e direção de pensamento conduzido pela própria cultura, uma vez que pode gerar uma etnicidade e discriminação.Essa cncepção que é introjetada no indivíduo, demonstra a ilusão em seus julgamentos resultados à sua própria ignorância e hipocrisia.




Ela se torna uma estranha. Eles se tornam estranhos. Quem está certo?














 Assim como Roberto da Matta, Antônio Gramsci entre muitos acadêmicos "indicam Alternativas e Equivalências" sem "Denotação de Inferioridade" (dito na próprio material de estudo).Para Gramsci não há hierarquia cultural, todas as culturas são igualmente legítimas em uma sociedade essencialmente fragmentada. Existem formas diferentes de conhecimento, e todas as classes sociais,''culturais"e religiosas tem seus próprios conteúdos valiosos, filosóficos agregantes.



CONTRAPONTO

Contudo, partindo de minha percepção Nilista , ao analisarmos determinados valores culturais de prática filosófica,racional e dialética; notamos que existem sim, falhas e verdades inconsistentes no âmbito cultural. Podemos analisar os valores morais exorbitantes que causam atrocidades em nome de suas tradições, como nazismo, as religiões ou até mesmo a implementação de uma capitalismo líquido.(Bauman)



Sim a cultura deve ser questionada!.



Segundo Marilena Chaui em "Cultura e Democracia"  a cultura é um tipo de "campo de profundidade que define o espaço das perçepções" ; que impossibilitam diferenciar o sujeito entre a aparência, e o sentido real (de tudo) causado pelos signos introduzidos.  E como podemos ver no próprio livro de Roberto Da Matta "O que faz o brasil, Brasil?" podemos tirar por conclusão própria algumas hipocrisias geradas por uma cultura de massa nacional,contudo,não absoluta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário