segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O universo de Naruto e seu Arquétipo

Naruto é um personagem fictício de um mangá/anime que tem bastante repercussão em todos os cantos, é um dos ápices da cultura oriental demonstrando sua potência até mesmo dentro de um "anime"(Desenho).O mais interessante é o fato de um ''simples'' anime,possuir uma carga tão intensa de conteúdo.

Eu diria que Naruto é para adultos.

Os japoneses tem mania de utilizar discursos retóricos em animes, filmes de terror e etc.. com aquela drama mais amaldiçoada possível mexendo com nosso psicológico de forma sobrenatural.Mas diferente de uma novelinha chocante, é como se fosse Franz Kafka no livro metamorfose.Os personagens de um anime podem ser tanto vilões quanto herois, e mudam de ideia e de lado de acordo com o contexto. Não existe vilão nem herói , diferente dos hq's.

Naruto tem diversas dramas dos personagens, na verdade a maioria dos personagens sofreram intensamente e na maioria das vezes foi na infância, levando-os a construírem suas personalidades e tendo importantes decisões e fortes convicções de suas crenças.










Conceito

O anime tem a  função de criticar as atitudes humanas, principalmente a hipocrisia, o ódio e o rancor. Ele trata muito de complexos dos personagens ainda criança(dito anteriormente), influenciando na formação da personalidade e caráter de cada um.





Mesmo atingindo o foco da psicologia e filosofia, não possui parâmetro filosófico e psicológico aprofundado, afinal é um anime. 


Contudo, por trás do sofrimento e angústia de cada realidade dos clãs, das guerras ninjas e etc.. pode se tirar muitas coisas que estão contextualizadas de forma simplista; levando a importância do anime desde questionamentos existenciais, até uma crítica social, moral... e o mais importante; a relevância das pessoas e seus sentimentos que  falaremos em breve.Não tem como explicar muito bem esse toque Narutesco.. é só assistindo mesmo.







Claro que toda esta viadagem que Naruto tem enche o saco as vezes, eu assisto as vezes só pra ver as lutas e o Madara dando pau em todo mundo, porque ele tá de saco cheio da humanidade!.



Karin

Das histórias mais peculiares que já presenciei no anime, a que mais me chocou foi a infância da Karin.






Karin é uma ninja que descendeu de sua mãe a habilidade de curar as pessoas, mas para curar, as pessoas teriam que mordê-la. Sim Morder sua pele para liberar o Chakra da cura.Um fator que me leva a crer ser algo muito pessoal e íntimo, do qual Karen teve que infelizmente abrir mão para poder ter a utilidade de seus talentos.
Na infância, quando sua mãe morreu, pegaram-na para curar os feridos da guerra, de forma bruta, ela foi obrigada a seguir as regras.Todos os dias, homens sem braços e pernas gritavam de dor e imploravam pela cura, mordendo sua pele agressivamente ainda bem pequena.
Karin é bem neurótica,isto deu até um distúrbio mental nela acredito eu, fazendo possuir 2 polos de humor e personalidade.Em alguns momentos ela é bem séria,controlada,convincente e convicta, mas em outros ela fica agressiva perdendo todo seu controle.




Naruto

Naruto nasceu sem os pais, que se sacrificaram para salvar a vila do demônio da  Raposa de Nove Caudas.Enfim a raposa acabou sendo selada na barriga dele pelo seu pai.
Naruto não tinha pais e era discriminado pela vila por possuir uma biju ("demonio'' dentro de um humano). Passando por muitas dificuldades nunca deixou perder seu brilho e seu "estilo ninja". Ele é muito ousado, sem valores morais muito pré definidos.Com o tempo passa a mudar, e através de seu jeito acaba conquistando todas as pessoas ao seu redor.





Naruto não tem uma ética  no sentido de manter as formalidades e os conceitos dos "adultos", que estão longe de seus valores.Ele parece as vezes até ingênuo e sem maldade.O que mais me fascina é que sua presença ou causa muito incomoda nas pessoas ou conquista elas de uma forma autêntica.

Ele é livre, ele faz o que sente vontade,sempre brincalhão e com aquele forte afeto pelas pessoas que ama.Naruto é uma pessoa tão humanizada que acaba tomando as dores de cada personagem e sempre motivando elas a não sentirem ódio e desprezo.


Relembra muito  aquelas pessoas que entram em um local e são notadas pela sua energia, pessoas que querem mudar o mundo ultrapassando os conceitos pré estabelecidos, pessoas que parecem crianças mas que no fundo são mais maturas que os adultos, mais vivas e não possuem aquela indagação de dizer algo ou comportar-se bem.É tipico pessoas deste gênero passarem por coisas muito horríveis, assim como Naruto com a biju em seu corpo.. é um grande paradoxo.


Aqui eu coloquei as frases marcantes de alguns personagens.




Arigato!








6 comentários:

  1. Muito bacana seu texto. Trabalho com crianças e ele me ajudou a entender o interesse de uma criança específica pelo personagem Naruto. Fez todo sentido. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir