Utilizando mais de dois mil cortes, a ideia do diretor é encontrar uma forma de representar as sensações e o comportamento de pessoas que têm vícios em drogas (temática do filme).
Os cortes rápidos ( e com muitos frames repetitivos) transmitem a sensação de ansiedade e ciclo vicioso. É uma forma bem representativa e coerente com a realidade comportamental de um “adicto”.A abstração do diretor sobre seu objeto de estudo ( os vícios) vislumbra-se de forma impressionante. O filme é original e único. Visto como uma das melhores representações na arte, sobre a temática dos vícios. A performace artística não poderia ser diferente do que é, a película não poderia ter outras versões ou remakes porque este é um filme preciso e completo no tema em que trabalha (“sem ter o que por nem tirar”). Darren Aronosfsky realizou uma verdadeira obra de arte.
As sensações que o diretor expressa com o uso narrativo são principalmente de prazer,felicidade,angústia,solidão,ansiedade e efemeridade. O filme é dividido em estações do ano, os sentimentos dos personagens são representados nestas estações de forma declinante.
“Requiem for a Dream opera dentro de uma paleta relativamente fria e leve. Em particular, a tonalidade vermelha faz uma representação mais forte nos tons mais escuros. No entanto, Requiem for a Dream indica uma propensão relativamente alta do azul, em relação aos outros dois matizes. O filme muda de matiz ao longo de sua linha do tempo, e essa mudança se inspira nas estações do ano. Os capítulos do verão, outono e inverno são usados para marcar a progressão prejudicial do vício e também fornecer um contexto de tempo na narrativa. O código de barras colorido ilustra como as cores combinam as estações do ano e a descida metafórica do filme no inverno: o verão é dominado por vermelhos mais quentes; outono por tons terrosos; e inverno com cores “frias”, como azuis, roxos e verdes. O filme é capaz de utilizar cores para nos fazer sentir variações sazonais. Isso opera em um nível fenomenológico e permite que o espectador sinta a ansiedade da descida - um sentimento inextricavelmente ligado ao vício.Ainda assim, uma sensação de mudança sazonal ainda é experimentada além do que os inter-títulos sinalizados indicam, e as estações são sentidas através do uso da cor. “
(https://tobywoollaston.com/2015/10/27/cinematic-complexion-and-feeling-colour-requiem-for-a-dream/)
CENAS
Isso separa a imagem em uma composição de três camadas : As grades à frente, Tyrone no meio e a cadeia por trás, ele está no meio, preso entre estes dois universos.As cores utilizadas no fundo da cela variam entre ciano e verde esmeralda,estas cores junto com a composição do preto das grades e as sombras sobre o rosto dão uma nova percepção de tonalidade: um esmeralda “queimado”, dentro deste contexto a cor não representa algo agradável (apesar de ser uma cor aberta e “alegre”). A sombra focada nos olhos do personagem remetem a sensação de solidão, tristeza,desilusão, perda de esperança; mas acima de tudo é o desespero e o arrependimento. Estes últimos sentimentos citados fazem sentido quando a cena for reproduzida, porque a câmera começa a tremer, as grades ficam vibrando e a imagem distorce e volta (repetidamente) junto a um som de interferência de rádio. Veja a cena em : https://www.youtube.com/watch?v=nwmQCvRZfVM ( 0:51 - 0:54)
CENA 2
CENA 3
Preparação de Harry |
No filme existem cortes muitos rápidos, todas estas 9 imagens sequenciais ocorrem em cerca de 2 à 2,5 segundos, para transmitir a sensação de velocidade,ansiedade “liquidez”.
Estes frames estão constantemente aparecendo, como dito anteriormente, na intenção de gerar uma rotina e um ciclo vicioso. O micro-vídeo de 5 segundos repassa as ações de Harry e Tyrone na preparação da droga para uso.
É interessante dois aspectos destas imagens, um é o uso da fotografia singular em cada frame.Os objetos apresentados são filmados isoladamente com um fundo preto por trás, transmitindo intimidade e particularidade. Estes são fenômenos que ocorrem durante a relação entre o usuário e a droga.
Interpretação Semiótica de Pierce / Cenas 1,2,3,4 e 5 :
Os frames 1,2,3,4 em princípio apresentam-se como índices. Todos indicam objetos utilizados no processo da preparação da droga.
1.Boca rasgando o plástico - indica que os dois estão retirando a droga.
2.Isqueiro - indica um processo utilizado para “cozinhar” a heroína em uma colher
3.Borbulha do líquido - indica a substância preparando-se na colher.
4.Seringa quase cheia - indica que está sendo aplicada
5. Índice: Indica que a substância está entrando nas células, e ícone :representa a imagem de uma célula.
OBS : Apesar da cena 5 ser um índice e ícone, dentro da narrativa cinemática também poderia vir à ser um símbolo. A célula tem uma conotação direta com o usuário,a célula alterando-se é a procura do resultado final do personagem, aquilo representa prazer. Todas estas cenas podem ser interpretadas como índice e símbolo, sendo o símbolo uma representação única de todos os índices .Em suma, o processo de acender o isqueiro, cozinhar e aplicar contém um valor simbólico quando é narrado em fração de segundos, como sugere o diretor ao fazer estas cenas em frames muito rápidos e alternados.
Cenas 6,7 e 8 :
6.Olhos normais, muito abertos - os efeitos estão à caminho
7.Pupilas levemente dilatadas - a droga quase chegando ao seu auge
8.Pupilas muito dilatadas - A droga chegou ao auge do prazer.
OBS:É importante notar que as pupilas funcionam como ícone, mas como todos sabem que pupilas dilatadas fazem referência ao prazer ou paixão, podemos concluir que estas últimas também são cenas são simbólicas.
![]() |
Preparação de Tyrone |
Observamos também que o método de uso pessoal e íntimo de Harry é diferente do Tyrone, os processos mudam. Significa que até o procedimento de preparação para o uso acaba ‘’viciando’’ o adicto.
Dois detalhes notáveis : Tyrone usa a droga com mais precaução do que Harry, ele concentra a droga em um algodão para depois sugar com a seringa, além de colocar em um recipiente metálico que é aparentemente mais limpo e higiênico do que uma colher.
As células reagindo ao corpo são diferentes também, assim como os olhos.Nos olhos de Tyrone não aparece veios nem pigmentos, são olhos ‘’limpos’’, diferente do Harry que revela mais aspectos envolta do glóbulo.Olhos castanhos apesar de serem escuros, ainda são visíveis as pigmentações e traços naturais.Tudo isso foi intencional e contribui para a construção psicológica dos personagens.
Mas voltando a análise dos frames rápidos, a narrativa que o diretor usou para Harry e Tyrone transmite algo comum em usuários, a mania e compulsão. A mania está relacionada com a visão “indiciática” dos objetos.A atenção dada aos personagens e o foco de toda energia direcionada para realização dos procedimentos sequenciais.Estes processos nas cenas muitas vezes não podem ser alterados porque o adicto repara muito nos detalhes neste sentido, o isqueiro não representa apenas um isqueiro, assim como a boca, a seringa e uma pupila dilatada.Todos estes ‘’fenômenos” têm significados particulares que podem até servir como um possível gatilho ao vício, uma possível gestalt. Por isso esses índices podem ser símbolos.

Semiótica Pierciana ( https://pt.slideshare.net/taarodrigues/signos-semitica-smbolo-ndice-e-cone )
CENA 4
Esta é cena é a mais notável e icônica do filme, funcionando como um desfecho final do personagem "principal", onde seu destino acaba durante todo seu percurso caótico.
É uma cena de assertividade, bem acurada e completa. As sombras à direita estão representando a solidão, elas criam a sensação de quase um companheiro vivo, como se a escuridão estivesse sentada ao lado de Harry. Ele está domado e envolvido pela sua própria escuridão, sua sombra (Jung). A adicção é um contato direto com seu inconsciente, os impulsos fazem parte do lado obscuro. O ID (conhecido como Fonte psíquica /Líbido/ Inconsciente) dentro deste universo de Réquiem são os impulsos que estão sempre à frente dos personagens, estes são os antagonistas do filme.O vilão a todo momento foi revelado como os próprios instintos que tomam conta da racionalidade e controle.A parede pichada com uma cor de verde envelhecido gera uma sensação de descuido, como se o personagem fosse jogado na sarjeta "underground".O piche tem uma característica bem representativa para o mundo em que o personagem se insere, é um símbolo que demonstra a vida nas ruas, o anarquista,o arruaceiro,o relaxado,o feio e o rejeitado pela sociedade.Nestes piches notamos uma seta apontando para a cabeça dele, como se todo este universo que escolheu tivesse tomado conta dele, apontando para um “julgamento final” funcionando quase como uma pressão sobre sua cabeça, porque as consequências são densas e violentas. A ‘’sombra’’ (o lado obscuro) do personagem, nunca foi tão nítido e exposto como agora, mas pelo fato da sombra de Harry ser tão forte e controladora ela acaba tomando forma e preenchendo o espaço em sua vida. Neste sentido a sombra real desta cena pode representar inúmeros significados ligados à psique e ao percurso de Harry. O vilão dele é a sua própria sombra, ela toma forma,companhia, apoderamento e domínio. Ela busca executar Harry por completo, fazendo com que perca todo seu brilho. É uma descentralização de sua personalidade e identidade.Perdendo em si mesmo, este Harry de não é mais o mesmo, ele se entrega totalmente por vencido em seu abismo existencial.
CENA 5
Sonho de Harry : A cena da mulher de vestido vermelho é uma cena das visões que Harry que aparece em algumas vezes no filme, ele enxerga um grande corredor, um sol agradável e uma mulher observando a paisagem. A mulher faz referência à sua namorada , Marion Silver ou sua mãe.O vestido vermelho representa o amor, Harry sempre corre em direção a mulher de vermelho em suas visões. Entretanto algo sempre o impede, ao chegar próximo desta mulher, cai sempre em um abismo.
Sonho do Casal : Temos Marion e Harry juntos dopados de heroína, eles estão em volta de papéis rascunhos que contém projetos de roupas,designs e rafs do qual Marion sonhava em trabalhar. Ela tinha um sonho de abrir um negócio próprio no ramo da moda, Harry sonhava em consolidar seu relacionamento realizando o sonho dela, eles queriam ter sucesso financeiro e estabilidade. A cena é gravada em plano aberto de cima para mostrar os personagens deitados em volta de seus projetos. Utiliza tons azuis e verdes de forma lúdica e sutil ao mesmo tempo causa uma impressão de cenário onírico.
Sonho da Sara : Sara Goldfarb (mãe de Harry) é uma mulher simples, convencional e inocente. Sendo influenciada facilmente pelo sistema, a dona de casa acaba alienado-se pela falsa sensação transmitida na mídia que; em específico, é um programa que ela acaba assistindo todos os dias e se viciando.Logo após ser convidada pelo programa no começo do filme, Sara deseja aparecer nele e ser aplaudida pelo público junto a seu filho. O programa chamou ela devido a sua fidelidade de espectadora constante. Este sonho é apresentado no início e também na sua queda, nesta cena em que está deitada em uma cama psiquiátrica, a pobre mulher fica sorrindo e vivendo uma vida melhor do que a realidade se aparenta.Sara é uma das personagens que acaba caindo no mundo das drogas pela ingenuidade, ela aceita uma medicação prescrita para emagrecer (com a finalidade de caber em um vestido vermelho para se apresentar no programa. A anfetamina farmacológica para aquela época podia gerar mais lesões que a própria cocaína ilegal.
O vestido Vermelho no sonho de Harry pode ser uma representação direta do complexo de édipo, porque tem relação à mãe, mas os cabelos são parecidos com de sua namorada.
O vestido Vermelho no sonho de Harry pode ser uma representação direta do complexo de édipo, porque tem relação à mãe, mas os cabelos são parecidos com de sua namorada.
Estas três cenas também carregam um peso simbólico grande, todas providas de delírios causado por personagens. Os personagens estão em constante delírio no filme, talvez pela alteração mental do uso de drogas e psicotrópicos ( no caso de Sara).
Todos tinham um sonho e uma motivação.Dentro das peculiaridades da psicologia, as pessoas que são autodestrutivas de forma inconsciente (como usuários de drogas) tem uma grande facilidade de distorcer a realidade ou até viver uma realidade fictícia de sonhos e aspirações. Por mais distantes que estejam de seus sonhos devido à autoflagelação, elas acreditam estar próximas ou cogitam o seu sonho ser possível. Este é um sintoma ou sinal de delírio que beira à patologia da psicose.
No desenvolver do filme o espectador pode até acabar abraçando a causa dos personagens, os objetivos e aspirações são tão fixados na mente deles como uma obsessão que é natural o espectador entrar nesta loucura compartilhada “Folie à Duo”. Loucura compartilhada é a melhor descrição que o filme causa em espectadores com sensibilidade.
Saiba mais sobre Folie a Deux (ou Duo) : https://pt.wikipedia.org/wiki/Folie_%C3%A0_deux
Saiba mais sobre Folie a Deux (ou Duo) : https://pt.wikipedia.org/wiki/Folie_%C3%A0_deux
![]() |
Uma Cerimônia Réquiem |
Quando os personagens estão entrando em decadência, a tragédia do filme acaba faz jus ao seu título.Réquiem é um tipo de missa cristã que celebra e homenageia os mortos, também pode ser um gênero musical para composições criadas em cerimônias de funerais. Réquiem Para Um Sonho desperta no espectador o desejo de “orar’’’ para os sonhos completamente mortos destes personagens.Será que todos nós não temos um pouco disso? sonhos perdidos? uma necessidade de elaborar o luto de um sonho?
Um réquiem para um sonho?
Veja uma cerimônia Réquiem : https://www.youtube.com/watch?v=CPGx76vR414
Um réquiem para um sonho?
Veja uma cerimônia Réquiem : https://www.youtube.com/watch?v=CPGx76vR414
Curiosidade : A Clássica música composta para o filme se chama "Lux Aeterna" no Latim Significa ''a luz'', ou "luz Eterna" Luz remete a esperança, mas o som deste ost é totalmente apocalíptico.
Parabéns pela análise! Vc dissecou muito bem os elementos estéticos do filme. Piadas à parte, um trabalho obsessivo RSRS
ResponderExcluir