domingo, 27 de dezembro de 2020

Se você endureceu seu coração, você não entende nada de amor ou talvez nunca sentiu.

Ressentimento Cristalizado no Passado
Indicação de leitura : Ressentimento e Esquecimento em Nietzsche (pesquisa científica que requer conhecimento prévio de filosofia)


"O ressentimento é considerado por Nietzsche como uma força reativa, pois o tipo ressentido é aquele que não canaliza seu ódio para fora, mas para si mesmo, construindo uma espécie de vingança imaginária."

AMOR EROS ATUAL

Relações líquidas e fugazes, traumas que o ser humano não consegue trabalhar, sentimentos que não aprendemos a elaborar, sublimar, libertar é até mesmo sentir. Hoje em dia existe uma solução, uma moda para isso : Quanto menos você sente, mais foda você é, seja impenetrável. 

                                                   NÃO!
Resultado de imagem para fusão do amor 
Geralmente pessoas que defendem esta idéia são indivíduos que sofreram muito decepções com amor e usam a vista grossa como mecanismo de defesa cegando seus próprios olhos, preenchendo buracos pelo corpo com papel de jornal e uma maquiagem barata do Brás. Hoje o que mais temos no mundo são técnicas que empobrecem o espírito para lidar com nossas mazelas psicológicas e existenciais. 
É uma idéia que nega a própria vida, o "niilismo negativo" de Deleuze. Ter o coração  de gelo é uma ideia imatura que dá pena.

Amor é reciprocidade, é a luta calorosa pela união, a determinação e resiliência, a resistência e até mesmo o atrito. O ódio e a admiração. Pessoas que deixam de se envolver pelo amor por defesa própria são pessoas covardes, que tem medo e não estão dispostas a batalhar, de sentir dor, de sentir alegria, de lutar pelo amor. 
São pessoas que tem medo de sentir a vida com intensidade, seja na poesia melancólica da morte, ou na libertação feliz da vida. 
Elas tem medo de sofrer porque pega na ferida da alma. Tem ambém aqueles que se atiram como cegos, mas estes ainda que imprudentes lutam por aquilo que aumenta as pupilas nos olhares apaixonados, que eleva o espírito nas sensações do estar junto e compartilhar.  Amor é uma fusão que nos conecta com o universo, com significado de viver e de sentir.

Pessoas que tem medo de se sujeitar à seus sentimentos são ignorantes filosoficamente, emocionalmente e  existencialmente. Preferem viver dentro de uma caixa. O amor é aquele capaz de abalar todas as estruturas sociais, capaz de questionar o sistema, capaz enfrentar. Capaz também  de te matar mas capaz renascer. Seres do senso comum não entendem da poesia da vida, eles riem, zombam e tem aversão à sentir. São seres pobres, sua existência não possui originalidade, é tudo vazio, oco e podre. O sentimento é um perigo que nos faz questionar nossa alma e propósito. A poesiae a arte sempre foram mais perigosas que a filosofia e outras ciências, porque essas implicam o sentir da alma. 

Resultado de imagem para coração vazio
 
Se você tem medo de se sujeitar às consequências e as causas do amor, é porque no fundo tem medo de se "rebaixar", de rebaixar seu ego em prol de alguém que deseja e ama. Provavelmente ama muito seu ego e não está disposto à abrir mão para compartilhar e desfrutar as inúmeras sensações possíveis de amar. Inumeras possibilidades de ser feliz pela realidade de seus desejos e sonhos. O amor é tão forte que deixamos nossos egos de lado para ver a companheira(o) feliz. Os seres desprovidos de algum coração, ou modelados por um falso coração, são aqueles que nunca sentiram o amor de verdade.
Não congele seu coração, renove-o e aceite a dor, assim nascerá um novo universo de possibilidades. Guerreiros de verdade são  aqueles que tem cicatrizes.

O amor muitas vezes me doeu , me fez sentir um miserável, mas no fundo eu sabia que nunca desistiria dele, e não importava quantas estacas levasse em meu coração, no fundo eu sabia que algum dia encontraria um amor ou novos amores.
Importante lembrar que o sacrificio do ego vale para quem o valoriza. Amor próprio em primeiro lugar, valorizar aqueles que sejam recíprocos, é mais importante que tudo.

Más escolhas

Muitos se queixam por terem feito mas escolhas. Eu mesmo já fui uma má escolha hahaha, acho que muitos de nós já fomos más escolhas também... mas o que eu quero dizer é que não vale apena se fechar e sofrer pela escolha de um dedo podre seu. Então não defenda ideias das quais você não pode entender.

O amor é como uma droga, depende de qual você escolhe, e como a conduz.



Não vire pessoas que satanizam o álcool porque encheu a cara de cerveja ruim e teve uma ressaca de bosta.Você nunca soube apreciar um bom vinho, ou uma IPA. 😘

Curiosidade : Para a psicologia infantil, uma criança precisa passar pelo processo de se machucar ao brincar, ela aprende os limites da brincadeira, assim como o modo como se brinca e a consequência de duas escolhas. 

Ao se machucar, ela chora e não entende porque aquela brincadeira que estava tão legal virou uma tragédia. Então ela reconhece que ao brincar pode correr o risco de se machucar, mas as feridas cicatrizam. Uma criança nunca vai deixar de brincar.