quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Dois filmes Trhiller e uma reflexão sobre o cinema


Filme : Menina má.com
Diretor : David Slade
Roteiro : Brian Nelson
Elenco : Ellen Page e Patrick Wilson







O diretor consegue pregar seus olhos do início ao fim do filme utilizando poucos recursos. Apenas com dois cenários centrais e dois atores, o telespectador entra em um estado de tensão e atenção.

A atuação dos atores estão excelentes, mas a Ellen Page rouba cena de forma magnífica. Isso me faz lembrar de como antigamente se produzia filmes bons com poucos recursos. David Slade mostra que pegar um roteiro bom e explorar a dinâmica e interação dos personagens é a base essencial para se produzir uma película, algo que o cinema sofre carência hoje em dia. Pressinto que nos filmes de hoje existe um abismo entre a sintonia entre personagens. Temos muitos efeitos visuais, sonoros e etc... mas roteiros fracos e rasos. E as vezes são cópias da cópias da cópias de outros filmes e livros clássicos. É tudo colorido e atraente, efeitos visuais incríveis com conteúdo pobre. São aqueles livros que apresentam capas lindas e sedutoras que você se arrepende de ter comprado.

Pode ser bem provável que o diretor David Slade tenha bebido de fontes clássicas como " O que teria acontecido com Baby Jane ?" de 1962 dirigido por Robert Aldrich em preto e branco. Tem o mesmo gênero Trhiller/Suspense/Drama de Menina má.com. Os filmes possuem contextos muito diferentes mas ambos carregam um método de fazer filme que dá certo, uma fórmula de estilo Trhiller.

Baby Jane tem o elenco de pouquíssimos personagens, onde as duas atrizes ficam mais tempo no filme sustentando toda base. Aldrich também explorou o máximo de potencial entre as Deusas do cinema Bette Davis e Joan Crawford. É claro que ele tomou vantagem devido a rivalidade pessoal entre as duas atrizes na vida real. O antagonismo é nitidamente frisado entre Bette Davis e Joan Crawford, percebemos no olhar genuíno o ódio e disputa entre as duas. Algo tóxico mas convertido em sétima arte, trazendo uma estética genuína e verdadeira. Mais real que isso impossível, porque as duas personagens do filme também são rivais. O ódio pessoal se converte em arte!

O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (1962)
Diretor : Robert Aldrich
Roteiro : Henry Farrell
Elenco : Bette Davis, Joan Crawford e Victor Buono.