Réquiem para um sonho é um filme de Darren Aronofsky, conhecido popularmente por realizar películas artísticas e conceituais. Reconhecido entre os críticos como um dos melhores filmes experimentais-empíricos já realizados. O diretor neste filme explora todas as suas habilidades até o seu limite; a fotografia, trilha sonora,elenco e roteiro.
Utilizando mais de dois mil cortes, a ideia do diretor é encontrar uma forma de representar as sensações e o comportamento de pessoas que têm vícios em drogas (temática do filme).
Os cortes rápidos ( e com muitos frames repetitivos) transmitem a sensação de ansiedade e ciclo vicioso. É uma forma bem representativa e coerente com a realidade comportamental de um “adicto”.A abstração do diretor sobre seu objeto de estudo ( os vícios) vislumbra-se de forma impressionante. O filme é original e único. Visto como uma das melhores representações na arte, sobre a temática dos vícios. A performace artística não poderia ser diferente do que é, a película não poderia ter outras versões ou remakes porque este é um filme preciso e completo no tema em que trabalha (“sem ter o que por nem tirar”). Darren Aronosfsky realizou uma verdadeira obra de arte.